Nutrição‎ > ‎

Anamnese Alimentar



A história alimentar, os inquéritos alimentares e as informações sobre os hábitos e comportamento alimentares, além da disponibilidade de alimentos na região, são bases para avaliar o risco de desnutrição e para interpretar os resultados antropométricos e clínicos.

A anamnese alimentar é realizada a partir da investigação da história clínica-nutricional, da história alimentar, da freqüência alimentar e do comportamento alimentar da criança, as quais darão o perfil qualitativo e quantitativo da alimentação semanal da criança. Através destes instrumentos são detectados alguns possíveis erros alimentares, sobre os quais, logo em seguida, receberá as orientações para correção de pontos mais generalizados.

O comportamento alimentar de um indivíduo, que é um dos fatores condicionantes mais próximos do seu estado nutricional, corresponde não apenas aos chamados "hábitos alimentares" como também a todas as práticas relativas à alimentação desse indivíduo, como seleção, aquisição, conservação, preparo e consumo efetivo de alimentos.

Ele é determinado por três componentes que devem ser investigados: o cognitivo, o afetivo e o situacional.

Componente cognitivo: corresponde àquilo que o indivíduo sabe sobre alimentos e nutrição e que influencia, em maior ou menor grau, seu comportamento alimentar. Quando há falta de conhecimentos corretos de Nutrição, as pessoas podem ser influenciadas pelas tradições, crenças, mitos, tabus, propagandas ou artigos escritos por leigos.

Componente Afetivo: corresponde às atitudes frente aos alimentos e às práticas alimentares, que muitas vezes podem não ser positivas. Uma vez que são decorrentes dos valores sociais, culturais e religiosos, não podem ser deixadas de lado, porque o alimento é mais do que um veículo de nutrição orgânica, ele deve satisfazer não só as necessidades fisiológicas mas também as psicológicas.

Componente situacional: diz respeito aos fatores socioeconômicos que interferem sobre a alimentação, isto é, as normas sociais e os padrões culturais, os apoios estruturais, 
e a coerção social.

Faça sua avaliação conosco, e encontre o equilíbrio, saúde e prazer de viver com novos hábitos para a vida toda.