Nutrição‎ > ‎

Nutrição Esportiva



Os principais objetivos da nutrição esportiva são promover saúde; melhorar o desempenho e otimizar a recuperação pós-exercício.

A alimentação é responsável por manter nossa produção de energia estável de maneira a possibilitar todas as reações orgânicas em nosso corpo e fazer com que seja possível crescermos. Nosso corpo é estruturado basicamente por água, proteínas, gordura e minerais, e estes componentes precisam ser fornecidos ao organismo pela alimentação.

Desta forma a nutrição esportiva pode auxiliar um programa de exercícios com finalidade específica, seja para melhoria da saúde (por exemplo: emagrecimento), aumento de força ou hipertrofia muscular.


Atualmente a nutrição esportiva é considerada por alguns autores como o segundo fator que mais influencia o desempenho de atletas, sendo o primeiro fator o treinamento, dependendo-se da modalidade esportiva em questão. Por apresentarem mais massa muscular, os atletas têm um metabolismo maior do que os sedentários. Devido ao treinamento, para uma mesma carga, um treinado tem um gasto menor de energia.

Com a nutrição adequada é primordial aos rendimentos e evolução de treinos, e mais importante, a preservação da saúde.