Cirurgias‎ > ‎

Gluteoplastia (Implantes nos glúteos)




A cirurgia plástica dos glúteos ou gluteoplastia é um procedimento cirúrgico que tem como objetivo definir ou aumentar o tamanho e formato do bumbum, uma vez que a região das nádegas é uma das partes do corpo que não aumenta facilmente com exercícios físicos. O novo formato dos glúteos dependerá do tamanho, da forma das próteses utilizadas, bem como do biotipo original da paciente. Em geral, quando não há exageros, os resultados são bastante naturais, uma vez que as próteses são gelatinosas, maleáveis e se acomodam bem ao corpo.

Indicações
Desde que não haja flacidez ou sobra de pele, qualquer pessoa que tenha as nádegas pouco desenvolvidas pode se beneficiar com a prótese glútea. Através da gluteoplastia é possível modelar, dar firmeza, arredondar e dar uma projeção mais sensual e jovial aos glúteos.

Quais os formatos disponíveis no mercado?
Atualmente existem dois tipos de próteses recomendadas para o implante de silicone nos glúteos: as ovais e as redondas. As próteses redondas projetam mais o bumbum, e as próteses ovais são mais usadas para modelar e preencher as laterais dos glúteos.

1 – Prótese de glúteo oval de superfície lisa
2 – Prótese de glúteo redonda superfície lisa
3 - Prótese de glúteo oval texturizada

Qual o tamanho recomendado? Posso escolher o tamanho e o formato da minha prótese?
As próteses podem variar de 160 a 550 mililitros e devem ser escolhidas de acordo com a expectativa das pacientes associada à recomendação dos médicos. Tamanhos grandes demais podem não ficar harmônicas, causando uma impressão de desequilíbrio em relação ao restante do corpo. Por isso, o ideal é conversar abertamente com o profissional responsável pelo procedimento e chegar a uma decisão conjunta sobre o tamanho mais adequado para a prótese. Normalmente utiliza-se em média o volume de 300 ml para um resultado natural.

Existe um limite para o aumento do bumbum?
O glúteo não é uma área tão distensível quanto a mama, porque a pele é menos elástica e a camada muscular e a adiposa são muito maiores e mais grossas. Por esse motivo não é possível ter uma variedade de aumento e de formato muito grande. Além disso, o limite de aumento depende da harmonia que o “novo” glúteo vai compor com o resto do corpo da paciente.

Qual o local onde a prótese é implantada?
Dentro do maior músculo da região, chamado músculo maior. A prótese é colocada no meio do músculo, mantendo assim a mesma quantidade de músculo atrás e na frente, camuflando a presença de uma prótese.

Onde se localiza a cicatriz?
A cicatriz da gluteoplastia é muito perceptível?A cicatriz desta cirurgia se localiza na prega entre os glúteos, em torno de 4 a 6 cm de comprimento.Felizmente este tipo de cirurgia permite que a cicatriz seja disfarçada. Ela fica no sulco interglúteo, na prega natural entre as nádegas e tem em torno de 7 centímetros.

Existe possibilidade da cicatriz ficar visível?
Há pacientes com tendência à cicatrização hiopertrófica, ou seja, a cicatriz fica elevada, semelhante a um queloide. Mas esse supercrescimento do tecido tende a regredir espontaneamente. Outro problema pode ser a formação de queloide propriamente dito. Durante a primeira consulta o cirurgião plástico pode prever essa tendência, ao fazer um questionário sobre a vida clínica pregressa e características familiares. O local da cicatriz da gluteoplastia raramente apresenta problemas desse tipo.

Qual o tipo de anestesia utilizada?
O tipo de anestesia varia conforme a necessidade do paciente. Pode ser utilizada a peridural ou a geral. O anestesista e o cirurgião escolherão a ideal para cada paciente.

Quanto tempo demora o ato cirúrgico?
Geralmente em torno de 1 hora e meia a 2 horas. O paciente permanece internado pelas próximas 24 horas.

Como funciona o pós-operatório? Há dor?
Nos primeiros dias é normal sentir dores musculares na área trabalhada, mas nada que não possa ser controlado com analgésicos e antiinflamatórios. Contudo, durante os primeiros dias após a operação é recomendado que a paciente evite se sentar para não sentir dor, mas dentro de uma semana já é possível ficar nessa posição sem medo. Também é recomendado o uso de cintas modeladoras durante 60 dias para previnir hematomas e ajudar na aderência dos tecidos, sendo indispensável para se obter resultados satisfatórios.

Em que posição recomenda-se dormir após a cirurgia?
É recomendado deitar-se de bruços por aproximadamente 14 dias.

É necessário usar dreno?
Geralmente é recomendado o uso do dreno por 48 horas. Ele é utilizado para evitar o acúmulo de secreções ao redor da prótese.

Como é o curativo?
Costuma-se fazer um curativo local com micropore com fins de ajudar a manter a prótese fixada. Além do mais, este curativo serve de proteção a eventuais traumatismos que possam ocorrer nos primeiros dias. Permanece de 4 a 6 dias.

Quando são retirados os pontos?
Geralmente não há pontos para serem retirados. É utilizado cola nas cicatrizes e normalmente são dados apenas pontos internos absorvíveis.

O resultado definitivo aparecerá em quanto tempo?
A gluteoplastia permite que se tenha uma noção da forma definitivade como ficará o bumbum somente após os 6 meses. Contudo, assim que os curativos são retirados já é possível visualizar em torno de 50 a 60 % do resultado almejado. O inchaço pós-operatório,  poderá perdurar em pequena intensidade por dois a seis meses.

O silicone é perigoso? 
Não poderá causar câncer?Há mais de 30 anos vem sendo empregado o silicone na forma gel, em todo o mundo, com milhares de pacientes operados, sem que se tenha assinalado a presença de ação cancerígena do silicone. Trata-se de substância inerte ao organismo e que se mantém em seu lugar de introdução, dentro de uma cápsula fibrosa que o próprio organismo se encarrega de elaborar, logo nos primeiros dias. Raros são os casos de eliminação da peça, e quando isto ocorre, é geralmente decorrente a problemas no pós-operatório imediato por infecção, traumatismo local, hemorragia, etc. Retira-se a peça mediante simples cirurgia com anestesia local, sem ficar seqüela. Posteriormente poderá ser reintroduzida nova prótese.

Esta cirurgia poderá ser associada à lipoaspiração?
Nos casos necessários pode-se fazer lipo complementar,conforme avaliação médica. Porém,nenhuma operação da parte da frente do corpo deve ser realizada junto com a prótese glútea, exceto lipoaspirações de pequeno porte.Plástica de mama e lifting de mama ou abdômen são contra indicados.É possível associar cirurgia de lifting glúteo, lipoaspiração, lipoescultura, tratamento de retrações glúteas ou ate mesmo enxertar gordura para ajudar a finalizar a modelagem do bumbum.

Quando poderei sentar?
Como fazer para sentar?Existem vários mitos a respeito do pós-operatório desta cirurgia, porém a liberação para sentar pode acontecer no mesmo dia ou no dia seguinte a cirurgia, tomando os devidos cuidados, como apoiando as coxas para não forçar as próteses. Ao sentar usa-se principalmente a parte de trás das coxas e terço inferior do glúteo. A prótese é colocada na parte superior do glúteo. Logo, não é sentado sobre as próteses. Após a cirurgia a paciente costuma sentir-se mais confortável nas posições “de lado” e “de bruços”. Usualmente coloca-se um apoio sobre as coxas e nas costas, permitindo que a prótese fique isolada quando na posição sentada. Deitar-se de barriga para cima sem apoio nas costas não é permitido nos primeiros dias. Após 7 dias, normalmente é possível sentar-se com certo desconforto.

Há riscos nesse tipo de cirurgia?
Toda a cirurgia plástica, assim como qualquer procedimento cirúrgico envolve um risco. Podem ocorrer complicações como assimetrias, seromas, infecções, sangramentos e em alguns casos, dores por um período mais prolongado. Este risco é minimizado quando os pré-requisitos de segurança são respeitados como realização de exames pré-operatórios por exemplo.

Em quanto tempo poderei tomar banho?
No dia seguinte. Não há restrições quanto ao banho no pós-cirúrgico, somente se recomenda a utilização de sabonete neutro.

Em quanto tempo posso retomar minhas atividades normais?
Após 10 a 14 dias a vida social é retomada. Caminhar, dirigir e outras atividades corriqueiras são retomadas neste período. Atividades de maior impacto e uso de força muscular somente após 2 meses.

Pode ocorrer rejeição da prótese pelo meu corpo?
Na verdade não existe a chamada rejeição da prótese, já que o silicone utilizado na sua produção é inerte à produção de anticorpos. O corpo não o reconhece como um “inimigo”. Há casos em que ocorre uma retração exagerada da cápsula fibrosa do organismo. Isto significa que a região fica endurecida além do normal. Caso isso aconteça, a prótese é retirada. O cirurgião plástico e o paciente devem, então, decidir sobre a possibilidade da colocação de próteses menores e fazer uma nova tentativa.


A maior parte dos pacientes consegue voltar ao trabalho em torno de dez dias, nesse dia o paciente já pode guiar carros e voltar a um atividade de trabalho que não exija grande esforço físico.
Como é o retorno às atividades?

Qual o tempo de durabilidade das próteses de glúteo?
As próteses fabricadas atualmente tem previsão de durabilidade de cerca de 20 anos, ou mais.

Quais os cuidados devo tomar a longo prazo?
O acompanhamento da condição das próteses, pode ser feito através de uma simples avaliação por ultra-sonografia, um exame bastante barato, realizado em todas as cidades de porte médio do país.

É permitido aplicar Injeções nos glúteos após procedimento de gluteoplastia?
É contra indicada a injeção intramuscular enquanto se usar a prótese glútea. Porem, é importante lembrar, que não existe nenhuma injeção que deva ser dada ao paciente em estado inconsciente quando da sua chegada à uma unidade de emergência, uma vez que todo tipo de injeção para esse paciente deve ser intravenosa.


Fonte : Lipo e Silicone http://www.lipoesilicone.com.br